sábado, 28 de junho de 2008

A paixão pelas imagens!


Pode-se dizer que a paixão do homem pela imagem é antiga. As gravuras dos homens das cavernas têm cerca de 40.000 anos de história e retratava o dia-a-dia das mais antigas civilizações e suas atividades como caça, pesca, cultos e organização social. Com o surgimento das primeiras grandes sociedades, as artes da imagem se tornam mais refinadas, assumindo grande importância no Egito, na Grécia e em Roma.

A pintura consiste em uma representação da sociedade produzida por um homem influenciado pelo seu tempo e pelos acontecimentos à sua volta. Durante o medievo, a arte sacra tinha a função de disciplinar os homens de acordo com as regras de Deus e no período Renascentista, de resgatar o sentimento de dignidade humana e desenvolvimentismo científico segundo o estudioso E. H. Gombrich. É também na Renascença que surgem alguns experimentos importantes na constante vontade do homem em capturar cenas de seu cotidiano, como a câmara escura.

Entretanto, isso só será possível com o advento da fotografia anos mais tarde, durante a explosão de crescimento desencadeada pela Revolução Industrial no século XIX. Muitos processos para obtenção de uma imagem fotográfica foram descobertos e aperfeiçoados e a primeira fotografia que sem tem registro foi tirada pelo francês Joseph Nicephore Niépce.


Joseph Nicephore Niépce -Vista da Janela em Le Gras (1826)

Tirada em 1826, o negativo desta fotografia só foi de fato descoberto e revelado em março de 1952 pelo historiador alemão Helmut Gernsheim com auxilio do Research Laboratory of the Eastman Kodak Company em Harrow, Inglaterra. Suas dimensões são de 20.3 x 25.4 cm. Ela foi tirada graças a um processo inventado pelo próprio Niepce chamado heliografia (em grego, “escrita do sol”), o qual demorava um bom tempo para se atingir o resultado final.

A imagem documenta a vista de uma das janelas dos fundos da casa de Niépce no vilarejo de Saint-Loup-de-Varennes na Burgundia. À esquerda, vê-se a fachada de um celeiro (observe o telhado triangular), ao fundo, um pouco à esquerda, uma árvore com alguns raios de sol transpassando sua copa. O grande retângulo claro ao centro seria o telhado de uma cozinha (observe o detalhe do topo de uma chaminé a esquerda, próxima a arvore) a direita uma das alas da casa de Niépce.

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