A fotografia era uma invenção cativante, porém, em pouco se investia para sua popularização massiva. Apesar do negativo permitir a reprodução das fotografia, não eram um produto acessível a todos. Isso muda com o inventor americano George Eastman. Apesar de ser um fascinado confesso pela fotografia, Eastman sempre acreditou que o processo de obtenção da imagem era algo confuso e trabalhoso. Em 1880, ele decidiu entrar no mercado fotográfico, criando emulsões especiais que diminuíram a velocidade necessária para se capturar uma imagem. Com uma incrível visão empreendedora para o seu tempo, Eastman empregou suas emulsões em pequenas películas que ficavam ordenadas em rolos, ou seja, o primeiro file fotográfico. Contudo, era preciso um novo aparelho para utilizar sua invenção. Eis que Eastman cria a primeira máquina fotográfica comercial e, investindo em propaganda e marketing, formula o logo “você aperta o botão e nós fazemos o resto” como pode ser visto no cartaz abaixo.
O marca da máquina? Kodak. Outro nome que foi uma jogada de mestre de Eastman, pois queria associar o barulho que a máquina fazia ao bater uma foto com uma palavra que não fosse confundida com nenhuma outra. O preço da máquina, U$25, era uma pequena fortuna para a época, então ele criou um novo modelo, adaptado também ao público infantil que era vendido a U$1, a Kodak Brownie. O preço da máquina associado à durabilidade e ao tamanho dos rolos fotográficos logo popularizaram a fotografia como uma mania nacional norte-americana. E, conseqüentemente, mundial.
quarta-feira, 2 de julho de 2008
O surgimento de um mercado
Propaganda publicitária da "nova" camera Kodak
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